Wednesday, November 15, 2006

Nefertiti e Akhenaton

Nefertiti. Seu nome sifnifica ''A Bela Chegou''. Foi casada com o grande faraó Amenhotep IV (Akhenaton) (18ª dinastia) e com ele teve seis filhas: Meritaton, Meketaton, Ankhesenpaaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré. O casal ficou conhecido pela revolução religiosa ocorrida no Egito. Nefertiti e Amenhotep condenaram os sacerdotes de Amon e instauraram o culto ao deus único: Áton, representado pelo disco solar. Imediatamente, Amenhotep IV mudou seu nome para Akhenaton, que significa o espírito atuante de Aton. Logo, o faraó e a rainha abandonaram Tebas (antiga capital) e fundaram uma nova cidade: Akhetaton (o nome significa ''o horizonte de Aton''). Hoje em dia a cidade se chama Amarna. A cidade era perfeita. Era rodeada por colinas, o que era ótimo para se proteger da fúria dos sacerdotes de Amon e inimigos externos. No fundo da cidade, duas colinas altas ''desciam'' e se encontravam, formando uma ''figura'' exatamente igual ao hieróglifo que representava o deus Aton. E o sol nascia exatamente entre as duas colinas. Era o lugar ideal para uma cidade onde o Deus-Sol seria adorado. Os templos dos antigos deuses foram ''fechados''. Consequentemente, o desemprego aumentou. Porém, a nova cidade era esplendida. Akhenaton e Nefertiti eram um casal de reis fora do comum. Eram muito ''simples'', pois andavam pela cidade, falando e brincando com o povo.

Na época, Nefertiti foi considerada a mulher mais poderosa e bela de todo o planeta. Era representada igualmente a Akhenaton, o que prova seu poder diante o Egito. Era uma mulher forte, muito corajosa e independente.

Akhenaton morreu misteriosamente. Após isso, acredita-se que Nefertiti mudou seu nome para Smenkhkare e governou por um curto espaço de tempo.

Porém, quando assumiu o poder, Nefertiti não tinha outra escolha a não ser voltar ao culto dos antigos deuses. Caso contrário, o Império Egípcio entraria em decadencia. Isso devido ao desemprego e ao caos causado por uma mudança repentina no país mais politeísta do mundo. Após a morte de Nefertiti, a cidade de Akhetaton foi destruída pelos sacerdotes de Amon. Os templos que representavam o deus Aton foram queimados e demolidos.

Logo após a morte de Nefertiti, sua filha Ankhesenpaaton casa-se com Tutankhaton (mais tarde, Tutankhamon). Ainda em vida, Akhenaton e sua esposa já tinham escolhido Tutankhaton como futuro faraó e esposo de sua filha. Imediatamente, AnkhsenpaATON muda seu nome para AnkhsenpaAMON e Tutankhaton muda para TutankhAMON (''a imagem viva de Amon'').

A pouco tempo, uma egiptóloga encontrou a suposta múmia de Nefertiti. Está praticamente comprovado de que a múmia encontrada é a antiga rainha. A boca e o torax de Nefertiti estão muito danificados. Provavelmente, isso vou uma vingança dos sacertodes de Amon. Destruir a boca de uma múmia, pela religião egípcia antiga, é um ato TERRIVEL, pois o morto não conseguirá dizer seu nome aos deuses, quando chegar ao paraíso. Sua alma ficaria presa entre o mundo dos vivos e dos mortos.




Na primeira foto, um computador reconstruiu o rosto de Nefertiti a partir de sua múmia. A precisão no rosto é perfeita.

Na segunda foto, Akhenaton e sua esposa e o deus Aton, representado pelo Sol.

6 Comments:

Blogger rodrigo said...

bala o bagulho

4:19 PM  
Blogger Thalya said...

Muito legal essa história da Nefertiti,achei oq procurava!Presisava fazer um trabalho de escola e tenho quase certeza q vou tirar 10,00 ,graças a esse Blog!

Abraços!

5:31 PM  
Blogger Laisa said...

eu tenho curiosidade como construiam as piramides como colocavam as pedras gigante em cima da piramide se nao egistia nehum estrumento forte para suportar o peso ,é muito enportante saber eu adorei a historia da nefertiti.

3:22 PM  
Blogger leticia said...

(y)adorei essa historia ,
vou tirar 10,00 no trabalho
graças a esse blog(y)

1:48 PM  
Blogger emily said...

Caramba seu blog foi a minha salvaçao para meu trabalho poxa nao axava em nenhum lugar isso!!!!!!!!!!! Ta de mais...

4:33 PM  
Blogger Prof. said...

espero que o prof de vocês não leia isso, se ler é zero.

1:49 PM  

Post a Comment

<< Home